domingo, 2 de novembro de 2008

Violeiro Camargo de Sorocaba



Bem pessoal, esta é para mim uma postagem muito especial, em 1987 na época em que morava com meus pais, o Violeiro Camargo nos honrou com a sua visita. Meu irmão Paulinho Jr. teve a brilhante idéia de registrar em uma fita cassete o Violeiro apresentando suas modas e as de violeiros antigos da Região de Sorocaba: Laudelino Pedroso, João Elói e Zeca Paes ( Meu tio-avô por parte de pai). A alguns meses atrás Inezita Barroso, que tem uma boa amizade com meu irmão, pediu a um sobrinho dela(Que fez um trabalho espetacular de remasterização) que passasse esta fita para cd. Espero que gostem e que comentem o que acharam. Um abraço a todos!

Pequena biografia. Fonte - Site Viola Tropeira:

Antonio Baptista Camargo nasceu em Sorocaba em 1916, de família de festeiros e violeiros de extraordinária vivencia musical, organizador e músico da dança de São Gonzalo. Tocava viola com maestria, criava ponteado de Cururu e Catira, Cana Verde cantava e tinha um grupo familiar de fandango de chinela, sapateado com botas de esporas que tem soalhas de metal.

Camargo gravou um disco para Funart (ministério da cultura) chamado Ponteados de Viola Paulista, onde o violeiro Roberto Corrêa comenta a técnica do violeiro com toques quase que somente com o polegar e o indicador da mão direita, procurando sempre pontear e acompanhar-se ao mesmo tempo. A técnica que Roberto se refere é chamada em São Paulo de “Muelão”, técnica aprimorada pelos violeiros Banbico, Julião, Zé Mulato músicos de estúdio que gravaram inclusive os discos de Tião Carreiro e Pardinho, muito usada na introdução dos pagodes de Jacó e Jacozinho .

Camargo era adepto a viola de pinho, de produção artesanal, chamada em Sorocaba de viola de canivete.Ele a enfeitava com uma fita vermelha para tirar o quebranto, outra verde e amarela em homenagem a bandeira nacional, usava um guiso de cascavel dentro da viola, por acreditar que isso tornava o som mais bonito.Formou dupla com Manduzinho, participando de programas de rádio e televisão, e com sua família defendeu as tradições e as origens da viola.


01 Mágoa de Caboclo
02 Ponteando Meu Pinho
03 Chão de Mato Grosso
04 Tangará no Galho
05 A Viola e o Carrilhão
06 Saudade de Roque José de Almeida
07 Saudade de Nhô Juca
08 Pagode de Viola
09 Rosa Traiçoeira M. de Viola de D. M. dos Santos - Teddy Vieira - Lauripes Pedroso
10 Levanta Poeira
11 Galinha Chamando os Pintinhos
12 Gaita de Boca
13 Dobradinho
14 Pica Pau Comendo Formiga
15 Homenagem aos Violeiros
16 Mundo Misterioso Cateretê de Zeca Paes
17 Rosa do Sertão Moda de Viola de Zeca Paes
18 Violei O Mais Lindo Jardim Moda de Viola de Zeca Paes
19 O Que Tem Meu Bem Moda de Viola de Zeca Paes
20 Embolada do Pito Laudelino Pedroso & Camargo
21 O Valor da Viola Moda de viola de João Elói
22 Azul Cor de Anil Moda de Viola de Arlindo Santana




Nenhum comentário: